quarta-feira, 22 de abril de 2020

RN tem 110 pessoas internadas que são casos confirmados ou suspeitos de coronavírus

Giselda Trigueiro é hospital de referência para casos de coronavírus no estado — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi
Giselda Trigueiro é hospital de referência para casos de coronavírus no estado — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi
O Rio Grande do Norte tem 43 pessoas internadas que são casos confirmados do novo coronavírus e outras 67 que representam casos suspeitos. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e constam no boletim da doença desta quarta-feira (22). Assim, atualmente 110 leitos do estado estão sendo ocupados no combate à Covid-19, um aumento de 18 leitos utilizados em um dia, já que o número da terça-feira (21) era de 92.
De acordo com a Sesap, o total de leitos apenas para a Covid-19 no Rio Grande do Norte atualmente é de 474. Eles estão distribuídos em 59 unidades de saúde que estão cadastradas no sistema de gerenciamento da secretaria.
Dos 110 leitos com pessoas internadas pelo coronavírus, 38 são leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) - 34,5% do total. Esse número também cresceu em relação ao boletim do dia anterior, que registrava 33 pessoas nas UTIs.
Já os leitos das unidades semi intensivas atualmente têm 30 pessoas internadas e as outras 42 estão nos leitos clínicos.
A ocupação dos leitos para coronavírus na rede hospitalar estadual chegou a 33% nesta quarta, segundo o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli. "A Covid-19 tem tempo longo de internação em UTI em relação a outras patologias. São 14 dias de UTI por isso a situação é muito preocupante. Há dois dias era 21%, ontem passou a 28% e chega hoje a 33% dos leitos ocupados. O Governo do RN continua empenhado em abrir mais leitos, mas é preciso reduzir a contaminação e a ocupação de leitos", disse.
Para a doença, segundo a pasta, existem 98 leitos de UTI exclusivos em hospitais apenas da rede estadual. Desses, 33 estão ocupados atualmente. ""O isolamento social e o uso de máscara são medidas fundamentais. Ampliar a proteção aos idosos, às pessoas com comorbidades também é fundamental. Precisamos manter o isolamento em 60% e reduzir a ocupação de leitos a 30% os próximos dias".
No sábado passado (18), a Sesap fez também um alerta de que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para casos que não são de Covid-19 é de "praticamente 100%".
Mais de 640 casos
O Rio Grande do Norte registrou nesta quarta-feira (22) mais 39 casos de coronavírus. Assim, o número no estado chegou a 646 casos confirmados, além de 29 mortes pela doença. Segundo a Sesap, outras nove mortes estão em investigação e 289 pessoas se recuperaram da doença.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário