segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Incêndios ambientais aumentam 31,2 % no RN em 2019, diz Corpo de Bombeiros

Militar do Corpo de Bombeiros trabalha para conter as chamas em área de vegetação do Rio Grande do Norte — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi
Militar do Corpo de Bombeiros trabalha para conter as chamas em área de vegetação do Rio Grande do Norte — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi
Um relatório do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), apurou que o número de incêndios ambientais em Natal e no interior do Estado cresceu 31,2%. Ao todo foram 934 incêndios registrados de janeiro a outubro de 2019.
Os dados foram divulgados na última sexta-feira (22). Segundo o levantamento, nos meses de agosto, setembro e outubro, o crescimento médio foi de 53,5% de atendimentos no Estado.
A área do quartel de Caicó que atende todo o seridó potiguar, registrou o maior índice de crescimento. Foram 133 ocorrências neste ano contra 55 no ano passado. Um aumento de 141,8%. A área de Mossoró registrou aumento de 83,9% e Pau dos Ferros 34%.
Para o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Monteiro Junior, o crescente número é motivado por fatores ambientais e humanos. “Aqui no Estado choveu bastante no primeiro semestre e a vegetação cresceu. Agora as chuvas se foram e o mato está alto e seco o que favorece os incêndios. No entanto, estamos lutando diariamente com equipes especificas para atender essas ocorrências”, disse.
Orientação
O CBMRN recomenda que a população não usar fogo para limpeza de terreno de pastagens e nem jogue pontas de cigarro nas estradas. Assim é possível evitar queimadas em vegetação, principalmente nesta época do ano, quando são registrados dias quentes e secos.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário